Skip to content

Com vocês, Sherlock “Bourne” Holmes

13/07/2011

Eu gostei do último filme do Sherlock Holmes. Não sei dizer exatamente por quê: não é particularmente bem feito ou escrito, não tem nenhum ator fazendo uma participação particularmente inspirada, não é um filme lá tããão inteligente assim, tem uma coisa meio steampunk velada que incomoda e Sherlock Holmes na verdade é Tony Stark de meio fraque. Ainda sim, o filme entrou na categoria de filmes que me entreteram sem ofender. Talvez porque eu não esteja familiarizado com a literatura de Conan Doyle, as imprecisões talvez não me incomodem tanto quanto outras profanações de natureza equivalente. Agora, o trailer da continuação, chamada Sherlock Holmes: Game of Shadows exagera um pouco. Veja e julgue por si próprio (e depois concorde comigo):

Né? Há tantas explosões nesse trailer que por um minuto eu achei que fosse um mash-up com o Transformers do Michael Bay. Novamente: não sou um purista em relação a isso. Aceitei, por exemplo, o novo James Bond à moda Bourne de Daniel Craig de bom grado, e realmente acho que suspenses investigativos não têm muito espaço hoje. Mas tornar um filme do Sherlock Holmes um thriller de ação é duvidar demais da inteligência das pessoas. O primeiro filme tinha ação, mas exceto a sequência final, nada da categoria do que aparece nesse trailer.

Talvez esse trailer seja um ótimo exemplo daquilo que eu mais odeio no cinema hollywoodiano: a cada novo filme, tudo precisa ser maior. Precisa ter mais ação, mais pessoas, explosões maiores, as mulheres têm que estar mais bonitas e mais gostosas, os galãs mais sarados… eu li uma matéria que afirmava que em Transformers 2 até o Megatron estava mais alto. Tá bom, não é justo usar um filme do Michael Bay como exemplo, mas você entendeu o que eu disse.

E aí? Ficou animado com o novo filme do Sherlock “Bourne” Holmes?

Via Nerd Bastards.

2 Comentários leave one →
  1. ivan permalink
    13/07/2011 20:42

    Nada de novo. Superlativizaram o que já estava indicado no primeiro filme.
    Ainda dá para ir conferir, com o balde de pipoca na mão. Tomara que não vire um novo Piratas do Caribe, que de um ótimo primeiro filme chegou a um terceiro do qual só alivio a presença do Keith Richards. E olha que gostei mais do Piratas do que do Holmes…

    (Ah, é, teve um quarto… Nem fui ver…)

    • Eduardo Derbli permalink*
      14/07/2011 15:10

      Não há muito coisa que me impeça de assistir no cinema, talvez só uma surra da crítica. Apesar de que isso não me impediu de ver PotC4….

Deixe um comentário

