Skip to content

Tome a pílula vermelha. Ou a azul. Ou qualquer outra, sem preconceito

03/08/2011
Laurence Fishburne.

Com vocês, Perry White.

Quando li que Michael Clark Duncan interpretaria o Rei do Crime no filme do Demolidor, me bateu uma certa estranheza. Contudo, achei legal que eles não tivessem se prendido à cor do personagem, decidindo pela contratação de um excelente ator para o papel. E sejamos justos: ele foi a coisa menos pior daquela aberração que alguns insistem em afirmar que realmente aconteceu, quando tudo o que eu quero é esquecer. Duncan estava bastante intimidante.

Aí foram e escalaram Samuel L. “Motherfucker” Jackson como Nick Fury, e novamente funcionou. Conheço alguns puristas que não gostam de Jackson no papel, pois lhe faltaria um pouco de autoridade, coisa que todos concordam que não tem nada a ver com a sua cor, mas com o ator mesmo, que é um tanto escrachado.

Agora, na semana em que a Marvel escala (nos quadrinhos) um jovem metade negro/metade hispânico como novo Homem-Aranha após (mais uma) morte de Peter Parker, hoje a Warner Bros. comunicou que Laurence Fishburne será Perry White, editor-chefe do Planeta Diário em Superman: The Man of Steel, e me acende uma luzinha de politicamente correto na cabeça. Veja bem, não duvido das qualidades de Laurence Fishburne como ator. Na verdade, duvido sim, mas não é a questão. Isso tudo me parece mais uma puta iniciativa para gerar burburinho que uma escalação realmente própria. Quando o cara vai e escala Michael Clarke Duncan como Rei do Crime, faz sentido: ele precisa ser grande, forte, gordo, careca e intimidante. Não tem muita gente por aí que atenda esses requisitos e seja suficientemente caristmática para ser um bom vilão. Mas para Perry White? Há dezenas de atores qualificados: porque trazer (mais) um ator famoso, ainda mais um desses que sempre interpreta ele mesmo? Seria muito melhor se dessem a oportunidade a um ator muito bom, como fizeram com Frank Langella no último filme.

E você? Gostou da escalação?

Em tempo: acho que Laurence Fishburne seria um Nick Fury muito melhor que Samuel L. Jackson.

Via Nerd Bastards.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. ivan permalink
    03/08/2011 12:17

    Se o critério fosse talento teríamos que dar os dois papéis (Nick e Perry) para Mr. Morgan “Lucius Fox” Freeman…

    O Duncan é ótimo, suas aparições no “Two and a half man” foram sempre hilárias!

    Mas no caso do Samuel L. Jackson você não mencionou o fato que dava o sentido à sua escolha (que pareceu estranha demais para quem conhecia a figura clássica do Nick Fury sem ser exatamente um aficionado em HQs): pelo Fury dos filmes se basear na versão dele do universo alternativo Ultimate Marvel, lançado em 2000, no qual o Fury, além de ser afro-americano, tinha a sua estampa claramente baseada no próprio Jackson.

    (Um Clint Eastwood de 30 anos atrás talvez desse um bom Fury “clássico”; e o Jackson realmente faz mais o tipo “badmotherfucker”, estava excelente no surpreendentemente bom “Violação de conduta”, por exemplo).

    Mas de fato me incomoda quando parece que escolhem um ator menos pelo seu talento (inegável, com as respectivas e intrínsecas variações) ou menos por se adequar as características de um personagem, do que aparentemente mais para cumprir cotas. (Das quais estou longe de discordar, de acordo com a forma de execução e a realidade social na qual estiverem sendo implementadas, mas não é disso que se trata neste blog; porém é triste até ter que achar necessário este parentese).

  2. Eduardo Derbli permalink*
    03/08/2011 13:55

    Tem razão Ivan, não lembrava do Ultimate Nick Fury. O que deve ter muito a ver com o fato de eu não ter lido nada desse universo Ultimate, por escolha.

    O que mais me incomoda nessa escalação (e também na questão de cotas, por acaso) é que esse tipo de coisa me parece pirotecnia que mascara a realidade do problema: “Ninguém se importa tanto assim com o personagem Perry White, então vamos escalar alguém pra pegar todo mundo de surpresa”, saca? Escala alguém bom, mas discreto, e deixa brilhar quem deve brilhar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: