Skip to content

Língua-de-cobra: os melhores do mundo a caminho

15/08/2011
Super-Homem e Batman por Alex Ross.

Hmmm... esvoaçante!

Aparentemente alguém ouviu pelos becos da Warner Bros. que estariam ressuscitando a idéia de um filme do Batman e Super-Homem, ou Os melhores do Mundo como quem entende alguma coisa de quadrinhos conhece (#FUCK_X-MEN). Estariam sendo trabalhadas duas versões: uma com o homem-morcego sendo um herói bem estabelecido e ajuda o jovem kryptoniano e a outra, o contrário.

Well, this sucks. Obviamente isso não vai dar certo. Ouvi essa história há coisa de uns 10 anos atrás, mas parece que a WB deixou pra lá para colocar em produção Batman Begins e Superman Returns, uma excelente decisão na minha (i)modesta opinião.

O problema é o seguinte: o universo cinematográfico do Batman não se comunica com o universo cinematográfico do Super-Homem. Nada que tenha dados certo nos filmes do Batman, desde os filmes do Tim Burton, tem uma linguagem próxima a qualquer coisa que tenhamos visto em relação ao filho de Krypton.

Nem preciso ir assim tão longe: em praticamente todas as participações do Batman na Liga da Justiça, seja nas revistas ou na animações, ele pareceu deslocado, fora de seu ambiente. Como se na verdade ele fosse forçado a estar ali. Confesso que o contexto d’Os Melhores do Mundo é outro, ligeiramente menos apoteótico, mas ainda passa longe do caráter sombrio e intimista que cabe tão bem ao homem-morcego, e que Tim Burton e Christopher Nolan perceberam bem e que Joel Schumacher falhou completamente em captar.

Acho que a Warner Bros. trilhará um caminho muito perigoso se tentar seguir os passos da Marvel em Os Vingadores: a Marvel sempre pareceu ter um plano bem tecido para isso, desde Homem-de-Ferro. Eles erraram algumas coisas no caminho, mas existe coesão. Além disso, não dá para comparar a profundidade dos verdadeiros temas do Batman e do Super-Homem com os d’Os Vingadores – podem ser histórias de heróis, mas são histórias de tipos diferentes.

E você, o que acha da possibilidade?

Via Den of Geek.

Anúncios
9 Comentários leave one →
  1. 15/08/2011 12:53

    Acho que é impossível até alguém provar o contrário. E eu pago feliz pra ver.
    Mas só uma consideração: o Batman nos desenhos da Liga da Justiça era foda pra caralho!

    • Eduardo Derbli permalink*
      15/08/2011 13:56

      Olha, eu até concordo com você que o Batman da LdJ era foda, mas não era (nunca foi) o Batman das suas revistas próprias. O da LdJ é o maior detetive do mundo e talz, mas é hiper-dependente dos seus gadgets, coisa que não é necessariamente verdade na revista – na qual, diga-se de passagem, ele é muito mais porradeiro e cruel. Mas como disse, é um problema de cenário. Guerras interplanetárias não são o cenário dele. Ponto.

      O Batman dos filmes é o Batman das revistas de cabo a rabo. Pelo menos no tom geral.

      • 15/08/2011 15:51

        Cara, deve ter muito tempo que você não revê os episódios da Liga. Apesar de ser menos soturno do que nas aventuras da sua série própria, o Batman não costumava usar recursos além do seu batrang ou da pistola cabo. No máximo um batrang explosivo.

        Enquanto a Liga me matava de porrada contra os vilões, era o Batman que investigava a conspiração que ia acontecendo por trás, e geralmente, era ele que resolvia tudo. Tudo isso enquanto o Superman ficava sofrendo de dor com rajadas genéricas de eletricidade 🙂

      • Eduardo Derbli permalink*
        15/08/2011 18:47

        Na minha memória eu vejo o Batman usando vários veículos e batarangues especiais e outros bagulhos. Mas nem é isso que me mais me incomoda, é justamente a outra parte. O melhor das revistas do Batman é justamente o que vai além do ofício do herói: a sua jornadas, seus conflitos, suas neuroses. Foi isso que Nolan (e Burton) trabalhou nos filmes, o resto é pano de fundo. E é por isso que eu acho que um filme d’Os Melhores do Mundo não funciona: como conciliar os dilemas morais do Batman e do Super-Homem e ainda fazer algo que as pessoas curtam? Quando os dois se juntam é para desvendar um mistério e baixar a porrada, à moda LdJ e Vingadores, por exemplo. Um filme d’Os Melhores do Mundo nunca poderá ter o Batman que foi realmente bem sucedido nos cinemas, o único reeeeeeealmente popular.

  2. ivan permalink
    15/08/2011 23:26

    Eu adoraria ver uma coisa assim acontecendo e dando certo.
    Concordo que um cara sinistro e solitário como o Batman num grupão grande fica meio deslocado. Fora o lance de todos aqueles pesos pesados,da Liga, e o sujeito como o mais humano (e frágil) lá no meio: já rolou muita história forçada tentando encaixar bem o Morcego nesse quadro… Mas já vi boas soluções em Histórias que exploravam, por exemplo, justamente essas tensões…. E pô, um Melhores do Mundo tratando da tensão entre Luz e Sombra de um Campeão da Vida e de um Combatente Sombrio do Crime poderia dar caldo.., O problema é: quem vai colocar o sino no pescoço do gato? Mas Ed. D., vc viu a Liga da Justiça: Crise em Duas Terras, com o Batman citando Nietszche no final? Fodástico, meu compadre!…

    • Eduardo Derbli permalink*
      16/08/2011 09:51

      CHALLENGE ACCEPTED! Verei no próximo fim-de-semana.

  3. The Last Man permalink
    04/11/2011 08:44

    O antagonismo evidente entre os dois personagens(Superman/sol e Batman/trevas) torna o encontro entre os dois muito interessante. Não é a toa que a DC Comics já explorou a relação entre o homem morcego e o kryptoniano incontáveis vezes, tanto em títulos mensais quanto em minisséries ou especiais. Acho as diferenças entre os dois personagens um prato cheio para uma boa estória, repleta de dilemas e conflitos, claro que tudo dependerá da qualidade do roteiro.

    • Eduardo Derbli permalink*
      04/11/2011 14:58

      No fim das contas, sempre depende do roteiro. Vide Homem-de-Ferro 2: eles melhoraram ainda mais o nível geral dos atores e mantiveram a equipe inteira, mas o filme não ficou tão forte quanto o primeiro. Roteiro, roteiro, roteiro… cada dia mais parece a chave do bom cinema.

Trackbacks

  1. “Eu quero que você se lembre, Clark…” | 88 Milhas por Hora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: