Skip to content

Quem não tem “con”, caça “con”…?

16/09/2011

Pergunta: onde, no mundo, acontece uma convenção de comics e nerdices famosa? Dou uma dica: é uma cidade mundialmente conhecida, tem desde bondes e bondinhos, passando por uma bela baía com belas praias, com uma monumental ponte (grande referência arquitetônica) e suas passeatas em prol da tolerância, dos casamentos homoafetivos etc… Hein, hein? Fácil, né?

MAS ESTÁ ERRADO!!!

O quê? Golden Gate? Não… Estou falando do bom e velho hemisfério sul, meu povo. Da Baía de Guanabara, da Ponte Rio-Niterói mesmo. A nossa cidade “maravilhosa”: o Rio de Janeiro. Claro, porque não, nós temos também nossos bondes. “Tá sem freio, tá sem freio”, poderiam pensar alguns que, como eu, são aguerridos e intrépidos torcedores rubro-negros. Mas a triste coincidência entre o desastre de Santa Teresa com a atual conjuntura do time do Flamengo me impedem de prosseguir com a alegoria. E isso não tem
graça nenhuma!

Rio Comicon 2011

Sendo assim, fica claro que não se trata da disputadíssima São Francisco ComicCon, mas da nova edição da Rio Comicon, que acontecerá de 20 a 23 de outubro de 2011, na Estação Leopoldina. Depois do sucesso do ano passado, que rendeu o prêmio de melhor evento de quadrinhos de 2010 (Prêmio HQMix), a Rio Comicon está de volta. O autor homenageado desse ano será o italiano Guido Crepax (1933-2003), o criador de Valentina, uma das personagens mais sexy dos quadrinhos. A presença da filha de Crepax, Caterina, está confirmada. Ela é designer e estilista na Itália, onde cria bijuterias e roupas que prestigiam os originais do pai.

Outro mestre a ser homenageado será o judeu-americano Will Eisner (1917-2005), que dispensa apresentações.

E para os fanboys de plantão: o festival garante as presenças de outro americano, Peter Kuper (A metamorfose e do clássico embate mensal de “Spy vs. Spy”, na Revista MAD!); de Chris Claremont, grande roteirista britânico que acompanhou os X-Men da década de 70 à de 90 (e vez por outra volta aos mutantes); do francês Lewis Trondheim (um dos fundadores da cooperativa francesa de quadrinhosL’Association); da alemã Ulli Lust (autora de reportagens em quadrinhos e da premiada HQ sobre sua juventude, Hoje é o Último Dia do Resto da Sua Vida); da japonesa Junko Mizuno (Cinderalla e Pure Trance); dos argentinos Salvador Sanz (Noturno) e Liniers(Macanudo). A presença de autores nacionais como Rafael AlbuquerqueRafael GrampáFábio Moon e Gabriel Bá também já foi confirmada.

Com produção da Casa XXI em parceria com a Retina 78, a Rio Comicon deve receber cerca de 30 convidados divididos meio a meio entre gringos e brasileiros. E além de exposições com originais de Crepax e Eisner, assim como trabalhos dos convidados, a feira deve abrigar uma mostra com os trabalhos do estúdio japonês CLAMP (composto por mulheres conhecidas como as rainhas do mangá) e uma homenagem aos 75 anos da DC Comics baseada no livro 75 Years Of DC Comics: The Art Of Modern Mythmaking, que levou o Prêmio Eisner como melhor livro sobre quadrinhos.

Diversão garantida!

Anúncios
7 Comentários leave one →
  1. ivan permalink
    16/09/2011 21:49

    Valentina… Valentina…

  2. ivan permalink
    16/09/2011 22:04

    Não gosto de listas, a não ser de pilha… Mas essa aqui é séria, para mim, na linha inspirada por este post. Não numa ordem de preferência, mas com empate:

    Guido Crepax

    Milo Manara

    Paolo Eleuteri

    Frank Frazetta

    Nada mais a dizer…

  3. 18/09/2011 00:39

    Tomara que a divulgação seja melhor do que a última. Colocaram o horário em que o Manara ia começar a autografar errado e não consegui o meu. Dessa vez não descanso enquanto o Claremont não autografar minha X-Men n. 2. e minha ESC 58.
    E ademais, qualquer evento em que se pense em Will Eisner vale a pena comparecer.
    Favor marcar para irmos juntos. Nerds em grupo tem menos chances de apanhar de skinheads. Ou girlscouts.

  4. Felipe Esteves permalink*
    18/09/2011 22:20

    Taí uma boa idéia. Se a logística da vida permitir, marquemos uma excursão do 88 Milhas por Hora à Rio Comicon, com seus fiéis seguidores. Garantimos qualquer falta de dignidade.

    • 20/09/2011 00:49

      Voto pra cosplay.

      • ivan permalink
        20/09/2011 14:46

        Caso no qual atiçaremos e sanha e apanharemos, fragorosa e dolorosamente, das girlscouts!

      • ivan permalink
        20/09/2011 14:53

        Ah, e já tirei da gaveta o meu tapa-olho, o charuto e a camiseta preta. iac iac iac!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: