Skip to content

Se existe um lugar a ser preservado no mundo, aqui está ele

19/12/2011

Game Night Duke University RPG CollectionA imagem ao lado é o cartaz de chamada para o evento da grande abertura da Edwin and Terry Murray Role-Playing Game Collection, a mais nova coleção da biblioteca da Duke University, que aconteceu no último dia 13 de dezembro.

E qual a relevância disso? Acontece que essa nova coleção possui em torno de 10.000 itens entre livros, miniaturas, cards,  módulos e toda a parafernália do RPG que nós tanto gostamos. Ou seja, há um lugar, institucionalizado como lugar de conhecimento, onde tais obras serão preservadas e estudadas. É uma grande felicidade saber que alguém efetivamente se importa com esses materiais, tirando-os da esfera de curiosidade ou fetiche de colecionador para colocá-los em ambiente de estudo, como os fenômenos socio-culturais que são. Há uma grande riqueza de assuntos para se estudar nos RPGs, muito, muito além de psicologismo barato e fuga pela fantasia.

Além da nova coleção, existe também a Edwin and Terry Murray Comic Book Collection, com aproximadamente 65.000 itens. A universidade fica em Durham, Carolina do Norte. Nesse exato momento, estou em sérias dúvidas sobre voltar a ser Historiador e fazer um doutorado lá.

Bem, a noite de abertura, como não poderia deixar de ser, foi uma noite de jogos. Esse link fala sobre alguns dos títulos mais curiosos da coleção. Já esse traz algumas fotos do evento. Mas o que vale mais a pena é a possibilidade de pesquisar as coleções online. RPG aqui,  quadrinhos aqui. Sério, vale a pena perder um tempo pela coleção de RPG. It’s effing huge!

Via Robot Viking.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: