Skip to content

A Wizards of the Coast parece finalmente estar chegando ao século XXI

09/01/2012

Não, não estamos comunicando o retorno deles... ainda.

Com atraso de alguns anos, parece que o pessoal da Wizards of the Coast finalmente vai começar a prestar atenção no que as pessoas estão dizendo. Mike Mearls, um dos chefes criativos da editora, publicou um pequeno artigo falando dos planos da mesma para nosso RPG preferido, o Dungeons & Dragons, estabelecendo metas ousadas para os próximos anos, o que provavelmente culminará na quinta edição do jogo.

That is why we are excited to share with you that starting in Spring 2012, we will be taking this process one step further and conducting ongoing open playtests with the gaming community to gather feedback on the new iteration of the game as we develop it. With your feedback and involvement, we can make D&D better than ever. We seek to build a foundation for the long-term health and growth of D&D, one rooted in the vital traits that make D&D unique and special. We want a game that rises above differences of play styles, campaign settings, and editions, one that takes the fundamental essence of D&D and brings it to the forefront of the game. In short, we want a game that is as simple or complex as you please, its action focused on combat, intrigue, and exploration as you desire. We want a game that is unmistakably D&D, but one that can easily become your D&D, the game that you want to run and play.

Recomendo a leitura do artigo completo no link abaixo, mas a idéia geral é incluir muitos grupos de teste no desenvolvimento da nova edição, desde funcionários da empresa a pessoas do outro lado do mundo, dentre iniciantes e puristas da caixa branca original, durante o período de um ou dois anos para desenvolver um conjunto de regras aberto, focado em criação e personalização, bem diferente da proposta da quarta edição.

Já disse mil vezes e repetirei mais mil: gosto da quarta edição. Concordo que houve uma mudança de foco, mas acho que um mestre experiente mitiga isso sem dificuldades (e talvez seja esse um dos problemas). Eles seguiram o caminho do Star Wars Saga Edition (o melhor sistema que já joguei), mas fizeram escolhas populares que deixaram pouca margem para interpretação. Contudo, concordo com a reformulação. Ao que parece, a quarta edição falhou em tornar o jogo mais intuitivo (aumentando sua popularidade) e falhou miseravelmente em agradar quem já jogava há tempos (em sua maioria). É necessário mudar, é necessário dar alguns passos atrás para manter o jogo vivo, ou teremos em mão um novo fracasso como o World of Darkness, só que dessa fez um fracasso com o qual alguém realmente se importa.

Envolver os jogadores nisso parece óbvio, e fazer do desenvolvimento do jogo uma ação distribuída, ainda mais. A WotC parece estar finalmente se modernizando, agregando ao desenvolvimento de jogos técnicas que as produtoras de vídeo-games já integraram aos seus processos produtivos há mais de 10 anos. Pode dar errado? Claro que pode, sempre pode. Mas não será por falta de tentativa.

E você, ficou animado?

Via Wizards of the Coast.

P.S.: Por favor tragam Dragonlance de volta. Grato.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. Felipe permalink
    09/01/2012 14:21

    “conducting ongoing open playtests with the gaming community” — Aprenderam com a Paizo e o Pathfinder, né, bando de zé-ruelas?!

    • Eduardo Derbli permalink*
      09/01/2012 14:23

      Antes tarde do que nunca. Pelo menos ainda há um jogo para se salvar…

      • Felipe permalink
        09/01/2012 15:23

        Como assim?

      • Eduardo Derbli permalink*
        09/01/2012 15:29

        Simples: os caras devem ter perdido muito espaço para jogos como Pathfinder, por exemplo. Eles poderiam, para a 5e, simplesmente “refinar” – polir uma coisa ali e ali, e passar mais uns três anos fazendo uma versão 4.5e… é claro que eles nunca vão perder completamente a fanbase deles, mas poderiam perder muito. Mas parece que reconheceram o erro mais cedo, e vão reformar a estrutura do jogo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: