Skip to content

O herói encapuzado que Taubaté precisa

08/03/2012

I’m bátiman.

Como não há nada que eu possa dizer que vá preparar você para a notícia que tenho a relatar, vou começar com a simples transcrição da matéria.

Moradores e empresários de Taubaté aprovaram a iniciativa da Polícia Militar de convidar o militar aposentado André Luiz Pinheiro, 50 anos, que costuma se fantasiar de Batman, para participar do esforço de paz em bairros da cidade com índices elevados de criminalidade.

O objetivo é que ele faça parte do Movimento pela Paz, realizado por diversas entidades da sociedade civil organizada e que teve sua primeira edição no último domingo.

A Polícia Militar quer que o “Batman de Taubaté” comece sua atuação já no próximo dia 17, quando será realizada mais uma etapa do trabalho de combate à criminalidade no bairro Esplanada Santa Terezinha, considerado um dos mais violentos do município.

A ação fará parte dos esforços da UAPC (Unidade Avançada de Polícia Comunitária) instalada no bairro no ano passado pela PM com a finalidade de auxiliar a integração entre os policiais e a comunidade.

Batman de Taubaté. Batman de Taubaté. Batman de Taubaté.

Nessas horas, temos que colocar as coisas em perspectiva. Moramos em um dos países com maior taxa de violência urbana do mundo, e eu sou sim partidário de qualquer solução que possa ajudar a diminuir isso, pois entendo o efeito que a falta de segurança tem no dia a dia das pessoas. Mas para tudo existe um limite. O Estado vai pagar  Um palhaço (no melhor sentido da palavra – o ofício dele é animar crianças) para vestir vai vestir uma roupa do Batman e vai largar o cara em vai para um dos  bairros mais violentos de uma cidade. Ahem, isso vai dar super certo [tu-dum-tsss]. Queria muito estar na reunião da secretaria de segurança no momento que alguém falou “e se a gente chamasse o Batman?”. Sério, teria sido o grande momento da minha vida.

E sabe a pior parte? Eles não vão só largar um Batman na Faixa de Gaza de Taubaté, vão largar um Batman com mamilos na Faixa de Gaza de Taubaté.

Via Bleeding Cool : O Vale.

Update: O próprio Batman da Taubaté entrou em contato conosco através dos comentários, e eu senti que se fez necessária uma correção, visto que o Batman de Taubaté afirma não receber um centavo para fazer o que faz.

8 Comentários leave one →
  1. Felipe Esteves permalink*
    08/03/2012 16:04

    Perturbador, e em tantos sentidos…

  2. Andre de Lemos permalink
    08/03/2012 18:53

    só digo isso: http://www.youtube.com/watch?v=IhpCfSslq1w

    • Eduardo Derbli permalink*
      09/03/2012 09:10

      Some men just wanna watch the world burn…

  3. João Rua Derbli permalink
    11/03/2012 23:25

    Serio que chorei de rir com isso !

    • Eduardo Derbli permalink*
      13/03/2012 09:39

      Eu ri muito, mas chorei mais pela humanidade.

  4. 04/05/2012 00:15

    Se as pessoas, em especial um Divulgador, não se limitasse a transcrever uma matéria mas, SIM, pesquisasse bastante o assunto antes de simplesmente passar um boato adiante, saberia que o “Batman” (eu, no caso), bem como todas as Entidades envolvidas não estão recebendo dinheiro algum: são TODOS voluntários que dedicam seu horário de lazer (domingos) a uma causa em que acreditam. O Movimento tem cunho PREVENTIVO e visa demover as crianças de ingressarem no mundo do crime, por meio de diversas ações sociais (daí a participação daquelas Entidades). Para COMBATER o crime já existe a Polícia. bem ou mal, ela está aí fazendo o melhor que pode com os recursos que recebe.
    Acredito que antes de simplesmente criticar alguma coisa, precisamos sair do conforto de nossas cadeiras e escritórios, com idéias e AÇÕES que produzam algum efeito positivo, por menor que seja. Eu estou fazendo a minha parte. E vcs que criiticaM? Já fizeram a sua?
    Andy

    • Eduardo Derbli permalink*
      04/05/2012 10:28

      Bom, vamos lá.

      Primeiramente, gostaria de agradecer a participação.

      Não sou “divulgador” de coisa alguma. Não sou jornalista nem assessor de imprensa de ninguém, meu único compromisso nesse blog é dar opinião, e fazê-lo com uma veia de humor (mesmo ninguém ache engraçado ou de bom gosto). Dou aqui a minha opinião, e deixo aberto o espaço para que outras pessoas deixem as suas, e não tenho em absoluto a obrigação de fazer dias de pesquisa sobre as matérias que vou postar – deixo esse trabalho para os jornalistas. Contudo, como não tenho interesse em ser injusto com ninguém, corrigi a parte sobre o pagamento.

      Ainda assim, não sou obrigado a concordar com a idéia do Batman de Taubaté. Embora entenda que seu coração possa estar no lugar certo, eu realmente não acho que uma pessoa vestida com a opressora capa do morcego deva frequentar os lugares mais perigosos de qualquer cidade. Basta um bandido decidir que vai colocar “matei o Batman” no currículo para alguém sair machucado. Isso coloca em risco a segurança do senhor e abre um perigoso precedente.

      Isso tudo está relacionado com o fato do que o Batman representa. Como nosso blog é sobre assuntos nerd, esclareço algo que o senhor provavelmente já sabe: Bruce Wayne se veste de morcego para BOTAR MEDO nos bandidos. Diferente do Super-Homem ou do Capitão América, o Batman não é um escoteiro. O trabalho dele é surrar bandidos e deixá-los com medo da própria sombra, o que me parece incompatível com a proposta do senhor.

      Acho que o senhor incorreu no mesmo erro do qual me acusa, ao inferir que o senhor faça sua parte e eu não. Mas não recrimino. Como eu, o senhor também não fez uma pesquisa. Há muitas formas de exercer responsabilidade social fora e dentro de escritórios.

      De toda a forma, quero que o senhor saiba que não permanecerei impermeável à sua crítica. Farei o possível para evitar propagar inconscientemente alguma inverdade, mas permanecerei exercendo meu direito de discordar e criticar.

Trackbacks

  1. “Eu capturei esse para vocês” | 88 Milhas por Hora

Deixe um comentário

