Skip to content

Torrando a paciência do Alan Moore

16/05/2012

Não me considero propriamente um purista ou conservador arraigado a certas tradições. Gosto de apropriações de símbolos (e aqui meus colegas historiadores abriram um sorriso), das resignificações, paródias e tudo o mais. Mas gosto também do respeito ao autor e sua obra. Claro, sempre pode haver um desrespeito inteligente. Um bom exemplo disso, para mim, é Bill Watterson e seu Calvin & Haroldo. Concordo com a posição dele de não haver nenhum merchandising em cima dos personagens e não gosto de ver broches, camisas e afins à venda. Por outro lado, gosto do que produz em cima disso, como as incontáveis camisas que fazem referência à belíssima amizade dos dois, colocando Han e Chewie, ou Malcolm e Jayne (Firefly), com os traços de Calvin e seu tigre. Da mesma forma, o pai que modelou um tigre de pelúcia e contratou uma costureira para fazê-lo é admirável. Mas só porque fez para seu filho. Se vendesse, eu não aprovaria. Toda essa longa e chata digressão foi motivada por isso:

Torradeira Watchmen Warnes Bros

Rorschach’s Journal, May 16th, 2012. The end is nigh.

Eu não concordo com tudo o que Alan Moore fala ou pensa. Aliás, não faço idéia de tudo o que ele fale ou pense. Mas um dos pontos fundamentais de Watchmen, na minha opinião, são os não-ditos. Seja o que aconteceu antes, seja o que aconteceu depois; o silêncio, as sugestões, as dúvidas, tudo está lá contribuindo e muito para uma narrativa espetacular. É por isso que considero Before Watchmen uma aberração. Watchmen não tem as restrições de merchandising de Calvin & Haroldo. Até mesmo porque Alan Moore desistiu de qualquer direito de restringir, preferiu fazer cara feia, abrir mão e ficar criticando.

Aí vem uma tal de Dynamic Forces, faz uma parceria com a Warner Bros. e começa a produzir torradeiras inspiradas em filmes. Sério, deve ter alguém querendo provocar uma úlcera ou algo pior no Alan Moore. Nada é tão sem sentido, tão puramente comercial, tão espírito de porco, como uma torradeira de Watchmen.

Via Topless Robot.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: