Skip to content

A Voz da Sabedoria: Prometheus (sem piadas com promessa aqui)

20/06/2012
Noomi Rapace Prometheus Ridley Scott Roupa Espacial

Prometheus ou Mass Effect?

Prometheus, com o perdão da insistente piada (agora sim), promete muito: é o novo filme de Ridley Scott; é (ou não) uma prequel de Alien, um dos maiores clássicos sci-fi de terror; teve uma série de virais e trailers divulgados, criando uma expectativa em torno de si notável. O próprio filme, enquanto narrativa, promete ao espectador. Do início ao fim há uma promessa que permeia todo o enredo, mas que prefiro não entrar em detalhes para evitar spoilers.

Assim, é preciso dizer que quanto mais se levantam as expectativas,  obviamente mais difícil é alcançá-las. Em meio a tanta grandiosidade, a tanto suspense e tensão, certos problemas ficam evidentes e comprometem um pouco a experiência de um espectador chato, como eu. Mas, no geral, acredito que o filme acerta.

Existem referências claras à 2001: Uma Odisséia no Espaço, mas sem cair no hermetismo autoral do filme de Kubrick. Se 2001 oferece uma série de questões interessantes, mas as desenvolve pouco, Prometheus acerta ao pegar alguns desses pontos e trabalhá-los em uma perspectiva mais palatável.

Michael Fassbender está ótimo como David, é um dos grandes atores da atualidade, realmente.  Dá a dose certa de emoção ao andróide,  rouba o filme, mas Noomi Rapace e sua Elizabeth Shaw não ficam muito atrás. A adrenalina que ela injeta nos espectadores é bastante eficaz.

É uma boa história e, se formos pensar em recentes histórias grandiosas com seu uso ostensivo de câmera lenta, explosões sem sentido e outros artifícios do gênero, Prometheus faz um belo papel. Existe um problema ou outro, como já disse. Mas no geral agrada, prende a atenção, assusta, enfim, tudo o que se espera de um bom filme de ficção científica com toques de terror.

Assim, o 88 Milhas por Hora dá a Prometheus  honoráveis 7,936 capacetes espaciais e uma viagem interestelar*.

*Válida apenas durante os dias de semana, exceto feriados.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: