Skip to content

E é por isso que os nerds não podem mais ter coisas legais

27/06/2012

… porque temos sempre que vilipendiá-la com nossa incessante ladainha.

Tu-dum-tsss.

Ontem foi disponibilizado o DLC do Extended Cut do final do Mass Effect 3, como suponho que você já saiba. Se você se sentir inclinado, pode assistir a três dos finais clicando aqui, e ver um quarto novo final que foi adicionado clicando aqui. Eu joguei dois dos finais e vi os vídeos dos outros dois (inclusive o quarto, que é estúpido além da medida).

Como era de se esperar, o Extended Cut dividiu o público. Se antes 95% das pessoas não tinha gostado do final, parece que agora a coisa tá meio-a-meio.

Minha opinião? Perfeitamente dispensável. Nenhum dos finais acrescentou nada que não pudesse ser inferido sozinho. Quando fechei o jogo [spoiler alert], ficou claro para mim que o objetivo da Bioware não era fazer o que os outros jogos tinham feito – a idéia não era simplesmente colocar uma pedra sobre o assunto. O final deixou sim algumas pontas soltas, mas isso me pareceu uma escolha consciente dos desenvolvedores. Esse Extended Cut adicionou um monte de cenas para explicar o que não precisa ser explicado, emburrecendo suas ousadas metas narrativas. Sem contar que algumas alterações podem ajudar a desmentir teorias que, verdadeiras ou não, só enriquecem o mythos de Mass Effect, como essa [spoiler alert].

Preferiria que tivesse ficado como estava. Nem sempre, na vida, podemos ter total noção do impacto que nossas escolhas têm. Inclusive, quanto mais pessoas são afetadas por elas, mais difícil é mensurar isso. O que a Bioware fez foi oferecer closure, e o preço foi explicar demais algo que deveria ser intuído. Isso só mostra que, se de um lado, jogadores e desenvolvedores exigem que os vídeo-games sejam considerados arte, pelo outro, ainda não estão preparados para entender que a arte oferece sempre muito mais perguntas que respostas.

Atualização: Evan Narcisse, do Kotaku, escreveu todo o resto que eu fiquei com preguiça de escrever. Perfeito.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: