Skip to content

Você queria um e achou ia ter dois? Então toma três!

30/07/2012

Provavelmente só em 2014.

Sabe como é, enquanto articulistas responsáveis, não damos atenção para rumores e boatos em geral. Mentira, só não botamos nossas fichas nesse. De toda forma, Peter Jackson acaba de confirmar através de seu Facebook oficial que O Hobbit não se estenderá por dois mas por três filmes.

Eu sou ao mesmo tempo a favor e contra isso. Pessoalmente, gostaria que o filme se ativesse aos eventos do livro, mas Peter Jackson já deixou bem claro que vai além, filmando também material d’O Silmarillion, Contos Inacabados e apêndices de outros livros.

We know how much of the story of Bilbo Baggins, the Wizard Gandalf, the Dwarves of Erebor, the rise of the Necromancer, and the Battle of Dol Guldur will remain untold if we do not take this chance.  The richness of the story of The Hobbit, as well as some of the related material in the appendices of The Lord of the Rings, allows us to tell the full story of the adventures of Bilbo Baggins and the part he played in the sometimes dangerous, but at all times exciting, history of Middle-earth.

Acho que a coisa já chegou num pouco que deixou de ser um filme d’O Hobbit, perdendo inclusive algumas de suas características básicas como seu aspecto lúdico. O que era para ser um filme contando a primeira (e mais infantil) aventura dos Bolseiros vai se tornar uma obra inchada, na qual Peter Jackson provavelmente fará grande esforço para enxertar toda a história pregressa que foi obrigado a deixar de lado na trilogia d’O Senhor dos Anéis. Isso não é um filme d’O Hobbit, só uma prequel que incluirá, entre outras coisas, a história d’O Hobbit. E quem o leu sabe que a relação entre as duas obras não é essa.

Por outro lado, prefiro que Jackson faça logo as coisas como deseja – é melhor que lançar depois uma versão estendida que nunca vai passar nos cinemas daqui. Jackson já recebeu carta branca antes, e o resultado foi sensacional. Talvez ele tenha uma visão mais ampla que a minha, e consiga manter o tom geral do livro. Ele certamente fez por merecer um voto de confiança, e estou certo que fará todo o esforço para manter a obra coesa. Mas o grande mérito da sua trilogia original foi mexer só onde precisava mexer. O que ele está fazendo é um caminho perigoso, e por mais que gostemos do que ele fez, queremos ir ao cinema ver O Hobbit, não um arremedo de um monte de coisas. Ou sou só eu que estou sendo ranzinza demais?

Via Vulture.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. 30/07/2012 16:05

    Também penso assim. Não há necessidade de O Hobbit está no título de três filmes. Mesmo dois já fica um tanto grande mas acho que ajuda a trabalhar melhor os detalhes. Mais do que isso é super explorar o título.

    Ainda assim, não tenho nada contra novas trilogias contando outras histórias da Terra-média inspirada ou não em apêndices e histórias inacabadas. Só tem um detalhe que temos que levar em consideração: a New Line só tem direitos sobre materiais publicados em O Hobbit e no Senhor dos Aneis. O Silmarillion nunca teve seus direitos vendidos, tanto que no RPG da Decipher e nos jogos da EA, todas as referências a Primeira Era são bem veladas.

    A menos que o Christopher Tolkien morra e outra parente menos ranzinza assuma o controle dos direitos, duvido que vejamos essas adaptações tão cedo.

    • Eduardo Derbli permalink*
      30/07/2012 16:10

      Concordo. Nada contra essas adaptações, só não chame de O Hobbit.

      Acho possível então que eles se atenham aos apêndices do SdA, que já é coisa pra caramba.

      • 30/07/2012 16:15

        O “Born of Hope” e o “The Hunt for Gollum” exploraram muito bem os apêndices com poucos recursos. Imagine agora trabalhos semelhantes mas com a grana da New Line e a direção do PJ!

Trackbacks

  1. Nunca se esperou tanto por uma jornada inesperada « 88 Milhas por Hora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: