Skip to content

Lá e, mais de 75 anos depois, de volta outra vez

15/10/2012

O CARA.

Eu acho esse negócio de obra póstuma um pouco complicado. De uma forma geral, eu sou a favor – cada um lê, vê e ouve o que quiser, e se acha que é uma profanação da obra de um autor, tudo bem, permaneça alheio. Por outro lado, vi as obras de alguns autores que admiro profundamente serem maculadas pela publicação de trabalhos inacabados, ou simplesmente tão ruins que o próprio autor não achou que valia a pena levar à luz.

J. R. R. Tolkien já tem mais obras póstumas que publicadas em vida, e de forma geral eu acho que valeu a pena. Enriqueceu o corpo da obra dele, e ofereceu mais detalhes a um público que terrivelmente detalhista – os nerds. Mas agora o jogo é outro. The Fall of Arthur será publicado em 2013 pela HarperCollins e editado pelo filho do autor (como sempre) Christopher Tolkien, relatando o trecho final de vida do Rei Arthur e, suponho, a batalha de Camlann. As primeiras linhas do livro…

Arthur eastward in arms purposed
his war to wage on the wild marches,
over seas sailing to Saxon lands,
from the Roman realm ruin defending.
Thus the tides of time to turn backward
and the heathen to humble, his hope urged him,
that with harrying ships they should hunt no more
on the shining shores and shallow waters
of South Britain, booty seeking.

Não sou profundo conhecedor das lendas arthurianas, mas suponho que isso seja uma coisa boa. Pessoalmente, tenho problemas estilísticos com Tolkien, mas isso não me impede de ser aficionado pela sua obra. Talvez esse livro seja meu pontapé inicial para retomar Bernard Cornwell e Marion Zimmer Bradley. Talvez não.

Uma coisa eu garanto: se ele der 1000 nomes para cada personagem e ficar alternando seu uso a cada três páginas, eu vou queimar esse livro numa fogueira sacrificial junto com O Silmarillion.

Mas e você? Ficou animado?

Via Nerd Bastards.

No comments yet

Deixe um comentário

