Skip to content

Super-Homem: último neto de Corvus, disse Dr. Tyson

08/11/2012

All hail our Lords!

Meu recente interesse na ciência como um todo me levou a virar fã do Neil DeGrasse Tyson. Ele é o herdeiro legítimo de Carl Sagan, e partilha da noção que ciência vai muita além das paredes das universidades, e que deve fazer parte da nossa educação e formação de caráter. Além, é claro, do bigode do Lando Calrissian. De forma discreta, ele vem se tornando parte do mundo nerd, com participações em The Big Bang Theory, Family Guy, entre outros. Mas agora parece que ele veio para ficar: a imagem acima é de sua participação na nova revistinha do Super-Homem. Sério, mais nerd que isso só se anunciassem que ele seria mais um anão na nova trilogia de Peter Jackson. Contudo, sua participação vai além de simplesmente estampar seu colete de gosto duvidoso nas páginas da revista.

Na história de origem do homem de aço, Krypton orbitava um sol vermelho. Tyson investigou e, com base no seu conhecimento em cosmologia, afirmou que o local mais provável para a localização de Krypton seria a constelação de Corvus, a 27 anos luz, orbitando a anã vermelha LHS 2520. Na história, Kal-El está tentando resolver alguma trama intergalática envolvendo seu finado planeta.

É importante pararmos para avaliar o que Tyson está tentando fazer: ele quer resgatar a ciência popular, misturando argumentos técnicos a narrativas de ficção para atrair interesse. Não é uma idéia nova, mas não é tão trabalhada quanto poderia/deveria. É claro que ele não está sugerindo que Krypton exista ou tenha existido, nem que um sol amarelo daria poderes que um sol vermelho não daria – a idéia é mostrar que ficção e ciência não são inconciliáveis mas complementares, cada uma com um objetivo diferente.

E com isso ele ganhou o coração de todos os nerds.

Via io9 e New Scientist.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: