Skip to content

Tem maluco pra tudo, até pra ter saudade do THAC0

22/01/2013
A nova Bíblia?

A nova Bíblia?

Não me considero um cara saudosista. Acho que tudo tem seu tempo de vida, e eventualmente será soterrado pela sua versão melhor e evoluída, ou simplesmente cair no esquecimento. Não importa o quanto eu tenho gostado do Mega-Drive, não consigo jogar 10 minutos num emulador sem desistir e voltar pro Mass Effect.

O mesmo vale para RPG. Comecei a jogar com AD&D, Tagmar, GURPS, Vampire: The Masquerade… hoje, na era do d20 system, acho tudo isso uma tolice terrivelmente trabalhosa.  Contudo, conheço várias pessoas que acham o D&D4 uma aberração, e que preferem folhear os 3.042 livros da terceira edição só para fazer uma ficha. Para esses, a Wizards of the Coast lançou o DNDClassics.com, um site dedicado a vender e-books das versões anteriores do jogo (e até alguns da última edição. O site é parte de um projeto para disponibilizar todas as edições do jogo, embora o catálogo ainda esteja incompleto. Algumas coisas estão sofrendo pequenos ajustes (diagramação, correção ortográfica, etc.), mas nada que altere o jogo em sua essência.

Para mim é um desperdício de tempo, dinheiro e recursos. O que eu tenho de D&D é o que faz parte da minha infância, o que não tenho, nunca fez parte dela, talvez somente num sonho de aquisição que minha mesada nunca comportou. Mas eu entendo o apelo de algumas coisas: muitos dos livros possuem artes sensacionais, ou histórias (ou pedaços de) não só muito bons (embora não tenha encontrado nada do Dragonlance lá…), mas aproveitáveis para novas campanhas.

No frigir dos ovos, acho que o objetivo da WotC é simplesmente satisfazer um público terrivelmente nostálgico, mesmo que isso não vá ajudar muito nas novas e futuras iterações do jogo. Particularmente, não acho que nada disso vá afetar diretamente o futuro da companhia e do jogo, especialmente se o D&D Next for tão ruim quanto os profetas do apocalipse adoram espernear pelos fóruns da internerd…

Mas e você, o que acha? Pretende comprar algo?

Via Geek Native.

No comments yet

Deixe um comentário

