Skip to content

Não se deixe enganar: o pessoal da Bioware sabe exatamente o que está fazendo

08/02/2013
Que tal Kaidan, em homenagem ao FILHO DA PUTA QUE VOCÊ DEIXOU MORRER?

Que tal Kaidan, em homenagem ao FILHO DA PUTA QUE VOCÊ DEIXOU MORRER?

Você pode ter gostado ou não do(s) final(is) de Mass Effect 3, e eu não julgo você por uma coisa ou outra (mentira – julgo sim, mas vou guardar para mim). Mas uma coisa você é obrigado (pela Lei 22.982, parágrafo 3, inciso 9 da Aliança) a admitir: a história do(a) Comandante Sei-lá-que-nome-ridículo-você-escolheu Shepard já acabou. Independente do destino escolhido, este ciclo terminou, e agora é bola pra frente. Do nosso Shepard, só restou o legado, certo? Certo.

Claro que deve haver um ou outro que falhou miseravelmente em entender a natureza da história e acha que o próximo jogo de Mass Effect (já confirmado), deve ser uma continuação da trilogia original, ou seja, Mass Effect 4. Felizmente, Chris Priestly, gerente dos fóruns da Bioware, não é um desses. A saber:

To call the next game Mass Effect 4 or ME4 is doing it a disservice and seems to cause a lot of confusion here. We have already said that the Commander Shepard trilogy is over and that the next game will not feature him/her. That is the only detail you have on the game. I see people saying “well, they’ll have to pick a canon ending”. No, because the game does not have to come after. Or before. Or off to the side. Or with characters you know.

I do not call the game ME4 when I talk about it ever, because that makes people think of it more as “what happens after Mass Effect 3” rather than “what game happens next set in the Mass Effect Universe”, which is far more accurate at this point.

Ufa! Não sei o peso da palavra de Priestly na Bioware, mas isso já me deu uma tranquilizada.

Sério, não faria o menor sentido, dentro de tudo o que foi construído ao longo da série, que a história do Shepard (ou, sei lá, da filha da Shepard com a Liara) continuasse. É como se o Nolan fizesse um quarto Batman. O arco foi fechado, a história contada, o supremo sacrifício feito. O universo de ME é suficientemente rico para outras histórias.

O maior problema para mim é que a segunda inferência natural me incomoda quase tanto uma sequência: uma prequel. Sei lá, talvez seja porque eu não goste de coisas retroativas de uma forma geral (perturbam meu obsessivo senso de continuidade e ordem), mas não quero conhecer a história pregressa do(a) Shepard, do Mordin, da Ashley. Quero outra história, quero que a história do(a!) Shepard seja una, sem penduricalhos. Conheçamos melhor os Protheans, ou os Geth, ou descubramos como caralhos uma criatura do tamanho do Thresher Maw se tornou espécie endêmica em metade do universo.

O comentário Priestly sobre continuidade abre espaço para isso, para a exploração de algo fora da linha de tempo da trilogia. Mas o quanto isso é efetivamente uma diretriz de desenvolvimento? Eu não sei. Mas confio na Bioware.

E você? Quer uma continuação? Prequel? Aventuras eróticas do Wrex?

Via Den of Geek.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. N7Grammar permalink
    08/02/2013 12:22

    ‘De’ Shepard. O idioma português é seu amigo, ainda que um amigo complicado… 🙂

    • Eduardo Derbli permalink*
      08/02/2013 14:32

      Obrigado, misterioso (nem tanto:187.67.218.205, bb43dacd.virtua.com.br) e frouxo amigo, mas acho que vou deixar como está. Entendo que uns errinhu de purtuguêis dão personalidade ao texto.

    • 16/02/2013 00:33

      Do conteúdo, nada a comentar ou discutir?!?
      Como tem gente babaca neste mundo.,,
      Bem, nenhuma surpresa nisso, né mermo?

      • Eduardo Derbli permalink*
        18/02/2013 10:35

        Sempre haverá trolls, bom amigo, só nos resta trollar de volta…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: