Skip to content

“Eu quero que você se lembre, Clark…”

22/07/2013

Se você acompanhou alguma coisa da San Diego ComicCon 2013 (que bombou neste fim-de-semana), ou mesmo se curte pelo Facebook do 88MPH, você já deve estar sabendo, mas achei que valia a pena comentar no blog mesmo assim…

o.O

o.O

A imagem acima foi apresentada no final do painel da Warner Bros., em uma aparição surpresa de Zack Snyder, diretor do novo filme do Super-Homem, recém lançado. Snyder não falou muito do projeto (o que faz sentido), mas afirmou que procurou algo no universo da DC que pudesse nos dar um gostinho do que estava por vir, e rodou o seguinte áudio, lido por Herry Lennix, o General Swanwick em O Homem de Aço.

I want you to remember, Clark… in all the years to come, in your most private moments, I want you to remember my hand at your throat. I want you to remember the one man who beat you…

OH MEU DEUS QUE NÃO EXISTE. Sério, eu realmente não me lembro de algo que tenha me animado tanto nos últimos anos quanto isso. Caso você não tenha captado a referência…

Yep.

Yep.

Snyder já deixou claro que não será um filme d’O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller (o que também faz sentido, afinal, não seria um filme do Batman e do Super-Homem mas um filme do Batman com participação especial do Super-Homem), mas fará referência. Por mim, tudo bem, Zack.

Acho sensacional que eles estejam produzindo algo dessa natureza. Contudo, um leitor mais atento vai dizer: “ué, Eduardo, você ficou maluco? Há dois anos atrás você disse que isso era uma idéia de jerico!”.

Sim, eu disse. Longe de mim desdizer. Mas uma algumas coisas muito importantes aconteceram na minha vida nos últimos dois anos, e algumas mudanças de rumo profissionais me levaram a começar a questionar as vacas sagradas da cultura popular. Batman e Super-Homem são algumas delas.

Se formos avaliar com calma, não existe um Batman dos quadrinhos, um Batman dos desenhos, um Batman dos filmes. É tudo Batman. Alguns melhores, alguns piores, mas todos contextualizados. O Batman de Nolan acabou, no fim do terceiro filme, não sendo exatamente aquele Batman que eu esperava. E isso não foi ruim – foi só mais uma encarnação do personagem. Como o do Frank Miller, o do Jeph Loeb, o do Grant Morrison… e agora, teremos o do Zack Snyder (suspeito que com a participação de Nolan). Em relação a este filme especificamente, a mera presença do Super-Homem altera o contexto da existência do Homem-Morcego e do seu espectro de atuação. E eu quero ver isso.

Eu li milhares de revistas do Batman. Não gostei de todas, talvez nem mesmo da maioria. Mas fico satisfeito que tenham sido feitas. O diferencial da DC em relação às concorrentes sempre me pareceu a multi-dimensionalidade do seus heróis. E agora teremos isso na tela, no embate entre o maior detetive do mundo e o último filho de Krypton. BRING IT ON!

E você, o que acha da idéia?

Via Nerd Bastards.

One Comment leave one →
  1. 24/07/2013 02:50

    Uma boa versão desses personagens para mim são aquelas que marcam tanto a ponto de acrescentarem elementos que passam a fazer parte do conjunto de lendas dos mesmos.
    De fato não há um Batman ou um Super-Homem, e sim versões ou atualizações mais afeitas aos gostos diversos da infinita diversidade dos fãs. Ao fim, o que importa, ainda mais atualmente, é que um filme envolvendo esse universo (das HQs, Games, Fantasia) resulte numa história bem contada e num trabalho bem acabado. Ainda que não revolucione ou acrescente alguma novidade na mitologia em questão (na verdade nem acho que no caso da transposição das linguagens isso seria fundamental).
    Isto posto, SIM! A notícia veiculada por esse post me retira por um luminoso momento da minha rabujice-pessimisto-niilista dos últimos tempos!!!
    E só para não fugir demais à regra, parabéns pela sua generosidade pedagógica, Mr. Ed,, mas quem não captou a referência pode me entregar a carteirinha A-GO-RA!

Deixe um comentário

