Skip to content

A voz da sabedoria: O Hobbit – A Desolação de Smaug

23/12/2013
Eu vou soprar, soprar... oh, wait.

Eu vou soprar, soprar… oh, wait.

Se você leu há uma ano atrás a minha resenha do primeiro filme, pode imaginar que eu não estava particularmente empolgado com essa trilogia, e não posso dizer que esse filme ajudou muito. [Spoiler ahead]

Embora decididamente mais divertido que o primeiro, A Desolação de Smaug parece um jogo de vídeo-game. Um jogo muito bem feito, hei de convir, mas ainda assim, um jogo. Muita computação gráfica, algumas histórias de fundo e personagens interessantes, mas a ação sempre operando como a linha guia. E não dá pra dizer que isso é exatamente Tolkienesco, né?

O filme melhorou algumas coisas bem fracas do primeiro filme, e piorou outras que pareciam caminhar razoavelmente bem. Se Bilbo agora efetivamente assumiu algum protagonismo, o Um Anel o fez ainda mais, com um bilhão de referências à sua importância que poderiam ter ficado menos explícitas. Se a sensação de deslocamento do Gandalf foi amenizada, o triângulo Kili – Tauriel – Legolas é risível. Se Smaug estava sensacional (Benedict Cumberbatch acertando de novo), Bilbo me pareceu meio fora do tom.

Agora, de tudo, o que mais me incomoda mesmo é a encheção de linguiça. Já tinha me incomodado no primeiro, mas nesse levou a novos patamares. A preparação de terreno para a Batalha dos Cinco Exércitos, o bilhão de referênciass a Senhor dos Anéis, Legolas… excesso pautou o filme, que poderia ter, no mínimo, uma hora a menos. Novamente fica claro que Jackson está aproveitando a sua (provável) última oportunidade para masturbar seu nerd interior até quando puder. E foda-se a lógica.

Problemas à parte, vale a ida ao cinema. Só esqueça essa história de filme d’O Hobbit. A Desolação de Smaug é muitas coisas, e um filme d’O Hobbit é só uma delas – e nem é a maior.

O 88 Milhas por Hora dá para esse filme 7,422 referências ao Senhor dos Anéis.

E você? Gostou?

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: